Escritório de Governança de TI

 

Escritório de Governança de Tecnologia da Informação – GMO


São muitos os fatores que, hoje em dia, motivam as empresas e instituições a reverem seus atuais modelos de gestão de TI, como a necessidade de agregar valor ao negócio, garantir a continuidade das operações da instituição ou negócio e gerenciar os riscos de TI.

Dentro deste contexto surge o tema – GOVERNANÇA DE TI – que propõe, através de modelos de melhores práticas em gestão de TI, caminhos para que os serviços de TI de uma organização tragam apoio efetivo ao negócio, tanto do ponto de vista dos seus usuários internos como dos clientes externos, aqueles que usufruem dos serviços e produtos da empresa ou instituição.

Adicionalmente, cresce a exigência por maior transparência em relação às atividades empresariais, fato que tem profundo impacto na maneira como a TI é organizada e gerenciada.

Além do mais, novas regras de órgãos controladores e auditores vem exigindo a adoção de modelos de melhores práticas, assim como novas abordagens na contratação e gestão de fornecedores de serviços.

Surge então um grande desafio, como integrar a gestão de serviços de terceiros em um contexto de Governança de TI.

Para atender às demandas em governança de TI no Regional, foram iniciados os trabalhos para implantação do Escritório de Governança de TI (Governance Management Office – GMO) com os seguintes objetivos

Alinhamento entre TI & Negócio do Tribunal
Orientar Aplicação do COBIT
Orientar Aplicação do ITIL
Orientar Aplicação do IN 04/2008/MPOG/SLTI
Orientar Aplicação da NBR ISO/IEC 27002
Aplicar Balanced Score Cards
Orientar a Arquitetura de Infraestrutura
Executar Auditoria de Sistemas
Adequar processos às Conformidades Legais


Contato
Escritório de Governança de TI
André Fabiano Santos Pereira
92 3621.7480

andre.fabiano@trt11.jus.br

CLOSE
CLOSE