• ti.governanca@trt11.jus.br
  • 92 3621-7474

Plano Diretor de TIC


Conforme descrito no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação(PETIC) a atividade de planejamento é inerente à gestão pública.

No mundo corporativo adota-se usualmente 03 níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Sendo que:

Planejamento estratégico

Elaborado com diretrizes da alta administração, tem perspectivas de longo prazo até 5 anos, objetivos genéricos, visa o cumprimento da missão. Está nesse nível o PETIC, elaborado com base na ENTIC-JUD 2015 – 2020.

 

Planejamento tático

Traduz a estratégia e os objetivos gerais em objetivos mais específicos. Trabalha com a decomposição das estratégias, tem perspectiva a médio prazo de 2 a 3 anos. Está nesse nível de planejamento o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação(PDTIC).

 

Planejamento operacional

Implementa os planos específicos definidos no planejamento tático. São documentos escritos, metodologias e implantações estabelecidas. Estão em nível de planejamento operacional os planos de capacitação, de contratações, de trabalho, orçamentário.

 

O significado do termo tática na arte da guerra é a arte de dispor e manobrar tropas no campo de batalha para conseguir o máximo de eficácia durante um combate. Numa outra acepção, trata-se do processo empregado para sair-se bem em qualquer coisa.

No ramo empresarial, o PDTIC é uma ferramenta de apoio a tomada de decisão que justifica os recursos aplicados em TIC, de forma a aplicá-los onde for mais relevante para cumprir a estratégia.

 A Instrução Normativa Nº 04/2014, do Ministério do Planejamento, define Plano de Diretor de Tecnologia da Informação como sendo um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa a atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão para um determinado período.

Na sua metodologia de elaboração, o PDTIC realiza um diagnóstico da situação atual, com um levantamento de necessidades. Em seguida, traça um plano de metas e ações para executar a estratégia.

Preparação do PDTIC

Abrangência

   Unidades organizacionais alcançadas:

    Todos os órgãos pertencentes a jurisdição da 11ª Região - estados do Amazonas e Roraima.

  Período de abrangência do plano diretor:

    2016 a 2018

  Justificativa do período de abrangência:

    O plano diretor deve abranger o período dos planos orçamentários de 2017 e 2018, que são publicados no mês de abril do ano anterior ao ano exercício de execução. Esses deverão ser elaborados tendo como base o PDTIC.


2016-2018